NOTÍCIAS

Segeam realiza ‘semana da mulher’ com vasta programação para colaboradoras

No encerramento do mês da mulher, a Associação Segeam realizou uma semana dedicada especialmente às colaboradoras.

No encerramento do mês da mulher, a Associação Segeam (Sustentabilidade,  Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) realizou, através do Programa Ações que Resgatam, em parceria com o Sesmt  (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho)  e T&D (Treinamento e Desenvolvimento), uma semana dedicada especialmente às colaboradoras.

A programação, desenvolvida entre os dias 29 e 31 de março, ocorreu na sede da instituição, no bairro Parque Dez, e contou com orientações sobre prevenção às comorbidades, aferição de pressão, saturação, glicemia, Sala Bem-Estar, além da oferta de consultas de enfermagem, palestras, live e café da manhã.

A coordenação das atividades ficou a cargo dos membros do Programa ‘Ações que Resgatam’, criado pela Segeam, para prestar apoio psicossocial e fisioterápico a colaboradores afetados de alguma forma pela pandemia da Covid-19. Os profissionais proporcionaram tardes de relaxamento às profissionais, com massagens e sessões de alongamentos. A fisioterapeuta do programa, Renata Albuquerque, enfatizou a importância da Sala Bem-Estar às mulheres que atuam na sede administrativa.

“Oferecemos diversos momentos de massagem relaxante e terapias alternativas, como  cromoterapia, aromaterapia e musicoterapia. Entre os benefícios, estão: o alívio da dor, melhor circulação sanguínea, além de relaxamento corporal. O bem-estar emocional e físico dos nossos colaboradores é de extrema importância para a instituição. Por isso, sempre que temos a oportunidade, oferecemos a Sala para que todos possam aproveitar uma programação especial”, frisou.

Em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morro da Liberdade, foram realizadas consultas de enfermagem com foco no autocuidado das profissionais, já que em março, é desenvolvida no Amazonas a campanha ‘Março Lilás’, voltada à prevenção e ao combate ao câncer de colo uterino, tipo da doença que figura entre os mais incidentes quando se trata da população feminina. Nas consultas, foram transmitidas orientações sobre saúde, entrega de receituários e encaminhamentos de exames.

A programação também contou com a participação da equipe jurídica da Segeam, que abordou o tema ‘Direitos da mulher: tipos de violência e proteção’. A palestra foi realizada de forma interativa, com a participação de várias colaboradoras, que puderam tirar dúvidas. Gabriela Coimbra, advogada da Associação, destacou o quanto é importante que as mulheres identifiquem e denunciem qualquer tipo de violência ou abuso.

“Escolhemos esse tema por ser de extrema importância para a população feminina e também por servir de alerta. Muitas mulheres ainda sofrem violência, e não somente a física, mas também a moral, institucional, psicológica, dentre outras. Atualmente, muitas mulheres não têm conhecimento de como identificar alguns tipos de violência e não sabem a quem recorrer quando isso acontece. Daí a importância do processo de esclarecimento”, destacou Coimbra.

O parlamentar João Luiz foi um dos convidados a participar da tarde destinada a palestras. Ele falou sobre as leis voltadas à proteção das mulheres, que estão em vigência atualmente.  Houve também momentos de homenagem às profissionais que atuam no setor da saúde e a realização de dinâmicas com foco no fortalecimento de vínculo entre as colaboradoras.

*Programação online*

Durante a programação, a Segeam realizou, na noite de 30 de março, uma live sobre a campanha Março Lilás, que ocorreu em seu perfil no Instagram, com a participação de centenas de internautas, especialmente profissionais da saúde. A prevenção ao câncer de colo uterino é tema recorrente no Amazonas, por ser um dos estados brasileiros com maior incidência da doença. A atividade foi desenvolvida pela enfermeira da Segeam, Anne Santos (moderadora), e pela chefe do Núcleo de Saúde da Mulher da Semsa Manaus (Secretaria Municipal de Saúde), Gerda Coelho.