A Associação SEGEAM (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas), que presta serviços de assistência à saúde em 27 unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), contabiliza a implantação de seis Protocolos de Segurança de Pacientes que têm contribuído para melhorar os atendimentos prestados pelos profissionais de saúde da associação.
Os protocolos envolvem orientações sobre procedimentos no atendimento de pacientes e abrangem: higienização Correta das Mãos; Identificação Segura de Pacientes; Prevenção de Quedas; Prevenção de Lesões da Pele; Prescrição, Uso e Administração de Medicação; e Comunicação entre os Profissionais de Saúde.
De acordo com Anathuza Veiga Trindade, secretária executiva de Gestão da Qualidade e Projetos da SEGEAM, a implantação dos protocolos tem permitido à associação ampliar a eficiência e a eficácia da assistência à saúde, estimulando a cultura de segurança do paciente e fortalecendo os processos, contribuindo para a melhoria do atendimento.
Anathuza Trindade explica que os protocolos de segurança são um dos vários instrumentos utilizados para estimular o raciocínio clínico dos profissionais de enfermagem.
A implantação dos protocolos também contribuiu para que a Associação Segeam se tornasse a primeira prestadora de serviços ao SUS do Norte do Brasil a adquirir a Certificação por Distinção dos Serviços de Enfermagem, emitida pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) em 2022.
Avanços
Entre os avanços, destaca-se a implantação do Protocolo de Prevenção de Quedas, adotado pelas equipes de enfermagem da Segeam em unidades de saúde e cujo objetivo é avaliar a propensão do paciente a sofrer quedas devido ao seu quadro clínico. O protocolo proporciona subsídios para que o profissional enfermeiro adote condutas conforme a gravidade clínica do paciente e identifique a exposição que o mesmo tem a fatores de risco.
“A contribuição desse protocolo está na elaboração de um bom plano de cuidados, evitando, incidentes evitáveis”, explica Anathuza Trindade, ao ressaltar que há um crescente conhecimento e adesão ao protocolo pelos profissionais de saúde.
Outro exemplo é o Protocolo de Identificação Segura do Paciente, cujo foco é garantir a aplicação de marcadores mínimos definidos em todos os documentos do paciente durante o período de internação. Dessa forma, o protocolo é capaz de mitigar o risco de trocas de pacientes, adoção de procedimentos equivocados e administração de medicamentos errados.
“A execução do protocolo assegura que os cuidados sejam prestados à pessoa para a qual se destinam, prevenindo erros e enganos que possam lhe causar dano”, ressalta a secretária executiva de Gestão da Qualidade e Projetos da Segeam.
Excelência
No processo para conquista, em 2022, da Certificação por Distinção dos Serviços de Enfermagem, o IQG avaliou a aplicação de boas práticas/protocolos e outros processos implantados pela SEGEAM, tais como modelo e prática assistencial, gestão integrada, desempenho e trabalho em equipe, entre outros. Os critérios para avaliação do grau de conformidade estão baseados nas seguintes dimensões: governança, liderança, Estrutura Assistencial e Resultados.
A análise contemplou a prestação de serviços da SEGEAM em 27 unidades de saúde da SES-AM, além da sede da instituição. A certificação do IQG tem prazo de três anos, mas, periodicamente, a SEGEAM passa por auditorias de manutenção da certificadora; a última delas realizada em julho deste ano.
Gestão da Qualidade e Práticas Clínicas
Além de novos protocolos, a Segeam também implantou, em razão do processo de certificação, novas políticas e ferramentas de gestão da qualidade e práticas clínicas.
Entre as novas políticas estão a Política de Comunicação Institucional; Política de Registro Seguro Multiprofissional; e Política da Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. Também foi implantado o Protocolo de Londres – usado para garantir uma investigação e análise de um incidente, identificando possíveis falhas; Ferramentas de Avaliação de Deterioração Clínica, nas áreas de obstetrícia, urgência e emergência, e pediatria.