Como parte do processo para a aquisição das certificações de Excelência do Serviço de Enfermagem pelo IQG (Instituto Qualisa de Gestão) e serviços do Programa Pé Diabético pela Qmentum Internacional QGA (Qmentum Global Alliance), a Associação #Segeam implantou em seu rol de atividades em saúde, três novos protocolos de segurança do paciente, que agregam mais qualidade à assistência. São eles: Higienização das Mãos, Identificação Segura do Paciente e Prevenção de Quedas.
Os protocolos são previstos na RDC 36 (Resolução da Diretoria Colegiada de 2013), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão subordinado ao Ministério da Saúde. O documento institui uma série de ações voltadas à segurança do paciente em serviços de saúde.
Os processos de certificação da Segeam tiveram início no primeiro semestre de 2021, tendo como um dos pilares, a segurança para uma assistência com qualidade, além da efetividade, o cuidado centrado no paciente, a oportunidade e a eficiência.
Os protocolos foram implantados pela Segeam a partir do treinamento de colaboradores, o qual foi aplicado através do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e do setor de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), com a participação de núcleos de segurança de unidades públicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), as quais recebem a prestação de serviços da Associação.
Os profissionais de abrangência foram: enfermeiros, técnicos de enfermagem, cuidadores de saúde, equipe multiprofissional do Programa Pé Diabético e supervisores de enfermagem, todos colaboradores da Associação e prestadores de serviços ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Os treinamentos foram desenvolvidos de forma híbrida, com instruções online e presenciais. Eles incluíram demonstrações de como os protocolos devem ser executados na prática. A gerente do setor de T&D e responsável pela área de Gestão de Pessoas da Segeam, psicóloga Francivânia Vieira, enfatizou a importância dos protocolos para as melhorias na assistência.
“A maior beneficiada com esses treinamentos será a população do Amazonas, que terá a garantia de ser assistida por profissionais altamente qualificados e capacitados na rede pública de saúde”, disse Francivânia.
Para Kamila Lima, supervisora de enfermagem da Segeam na Maternidade Ana Braga, da SES-AM, os protocolos servem para a disseminação de boas práticas dentro da unidade de saúde, considerada uma das referências para o atendimento de gravidez alto risco no Amazonas.
“A implantação dos Protocolos pelo NSP e T&D da Associação, confirma o quanto a instituição se preocupa com desenvolvimento dos colaboradores e com as boas práticas na assistência ao usuário. A implantação dos protocolos foi muito importante para que a equipe de enfermagem da Segeam pudesse se aperfeiçoar e garantir um cuidado cada vez mais especializado às gestantes que buscam atendimento na maternidade”, frisou Kamila.
De acordo com a enfermeira Jéssica Oliveira, especialista em urgência e emergência que atua no Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Leste, os protocolos são essenciais para a garantia da qualidade assistencial.
“A implantação é fundamental para que possamos desempenhar melhores cuidados, prevenindo e reduzindo os eventos adversos e instruindo os acompanhantes sobre os cuidados necessários”, frisou.
O cronograma de atividades para a aquisição da certificação Qmentum Internacional prevê a implantação de outros três protocolos voltados à segurança de profissionais e usuários da rede de saúde, até o final deste ano.