NOTÍCIAS

Segeam encerra cronograma de treinamentos com mais de 400 profissionais em atividades simultâneas

Considerada referência no Norte em serviços de enfermagem, a Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) aproveitou a última semana de 2021, para desenvolver um amplo cronograma de treinamentos.

Considerada referência no Norte em serviços de enfermagem, a Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) aproveitou a última semana de 2021, para desenvolver um amplo cronograma de treinamentos. O primeiro deles teve como foco as diretrizes do seu Protocolo de Comunicação, com público-alvo composto por colaboradores que atuam em áreas essenciais ao SUS (Sistema Único de Saúde), como Urgência e Emergência e Obstetrícia. O segundo, abordou o ‘Papel do PH na Limpeza das Feridas Crônicas’ e foi voltado aos profissionais do Programa Pé Diabético, que ocorre no âmbito da SES (Secretaria de Estado da Saúde), e é gerido pela Segeam.

As atividades ocorreram nos dias 27 e 28, em colaboração com a Uninorte (Centro Universitário do Norte), Sead (Secretaria de Estado de Administração) e o Instituto Beatriz Beatriz Yamada, de São Paulo, com a participação de 400 profissionais.

A gerente de Treinamento, Desenvolvimento e Gestão da Segeam, psicóloga Francivânia Vieira, explica que na Sead e na Uninorte, as atividades foram direcionadas ao Protocolo de Comunicação.  Já na sede da Associação, um segundo ciclo envolveu temas como tratamento e prevenção de feridas nos membros inferiores, quando relacionadas ao diabetes.

O Protocolo de Comunicação da Associação segue orientações técnicas do Ministério da Saúde (MS) e é considerado uma exigência nos processos de certificação nacional e internacional em andamento na instituição. “As certificações Qmentum, concedida pela QGA (Qmentum Global Alliance), e de Enfermagem, fornecida pelo IQG (Health Services Accreditation), são importantes ferramentas de gestão e controle de qualidade dos serviços assistenciais e visam reforçar a excelência do trabalho executado nas unidades públicas de Saúde, pela Segeam, Associação que ajudou a garantir atendimento multidisciplinar em alta complexidade no Amazonas, inclusive na pandemia da Covid-19, ajudando a salvar milhares de vidas nesse período crítico que o mundo enfrenta “, frisou.

A Segeam presta serviços especializados em enfermagem em unidades de Manaus como os Hospitais e Prontos-Socorros 28 de Agosto e João Lúcio, além de diversas maternidades vinculadas à SES (Secretaria de Estado em Saúde) e Policlínicas que ofertam atendimentos a partir do Programa Pé Diabético, voltado ao tratamento, controle e orientação sobre a doença.