Após 2 anos de intenso trabalho voltado para o combate à pandemia da Covid-19, 2022 foi ano em que se tornou possível refletir novamente sobre o futuro dos serviços de saúde no Brasil.
A edição de aniversário da revista SCience, do Instituto Qualisa de Gestão, com o tema Tecnologia e o Modelo de Gestão: o cenário do futuro da saúde, destacou o trabalho desenvolvido pela Associação SEGEAM no Amazonas. A publicação é do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) que, em 2022, acreditou a SEGEAM por Distinção dos Serviços de Enfermagem.
A presidente da Associação, Karina Barros, assina o artigo “Boas práticas de gestão em saúde pública na perspectiva do modelo do terceiro setor”, trazendo reflexões importantes sobre o diferencial da nossa atuação na rede pública estadual de saúde.
Na publicação, a presidente destaca que, desde 2019, estamos expandindo a prestação de serviço nas principais unidades de e média e alta complexidade em Manaus, em atendimentos de urgência, emergência e obstetrícia, além do Lar Residencial Terapêutico Rosa Blaya.
Paralelamente aos serviços iniciados, concentramos esforços em uma visão de gestão empreendedora, modificando nossa natureza jurídica, passando a atender como uma associação privada sem fins econômicos. Assim, aumentamos o potencial de investimento na qualificação dos profissionais que atuam conosco e temos conduzido a busca pela qualidade.
Hoje, além da acreditação IQG, mantemos a acreditação Qmentum International, pelo Programa Pé Diabético, e estamos em fase de preparação para garantir a ISO 9001. As metas e perspectivas de crescimento fazendo com que tanto a SEGEAM quanto a rede estadual alcance os melhores resultados no atendimento seguro e de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Karina Barros garante que é o diferencial que resume e explica o sucesso que tem foi o ano de 2022 para a associação. “A SEGEAM acredita que o capital humano seja a melhor estratégia de negócio para levar o nome da associação a lugares de alto prestígio e excelência. Somos uma instituição que tem seu maior contingente formado por enfermeiros, inclusive na alta gestão, e temos buscado as melhores práticas em segurança do paciente que resultam nos melhores resultados”, afirma.