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Segeam amplia estrutura organizacional e foca na transparência dos processos

A Associação Segeam tem investido na melhoria dos processos institucionais internos, de forma a dar mais transparência aos serviços executados e garantir o cumprimento de metas e diretrizes.

Como uma das principais prestadoras de serviços em saúde ao SUS (Sistema Único de Saúde) no Amazonas, a Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) tem investido na melhoria dos processos institucionais internos, de forma a dar mais transparência aos serviços executados e garantir o cumprimento de metas e diretrizes.

Durante a divulgação do balanço do biênio 2020/2021 (período de pandemia da Covid-19 no Brasil), a presidente da Segeam, enfermeira estomaterapeuta Karina Barros, explica que, além de ampliar a estrutura organizacional, para a criação e execução de novos fluxos internos, a instituição vem trabalhando com a criação de metas setoriais, que apoiem o aprimoramento da governança.

“O envolvimento dos gestores, supervisores e colaboradores em geral, nesse processo, tem sido essencial e o resultado é sentido na ponta, com mais qualidade e segurança aos pacientes atendidos nas unidades públicas de Manaus. É um trabalho colaborativo e de integração dos atores envolvidos na atenção à saúde”, explicou.

A superintendente de Administração e Finanças da Segeam, Eliane Calderaro, destacou que a metodologia utilizada pela Associação, para o estabelecimento de metas a serem alcançadas em médio e longo prazos, é denominado como OKR (Objectives and Key Results), bastante explorado no mundo corporativo para alavancar resultados e estimular o desenvolvimento de equipes de alta performance.

“O planejamento entra como foco principal nesse processo, considerando fatores essenciais, como a otimização do setor financeiro, por exemplo, além de metas de redução dos impactos ambientais associados aos serviços prestados pelos colaboradores, estruturação de perfis por competência, criação de um cronograma de ações voltadas à responsabilidade social e sustentabilidade, entre outros”, explicou.

Os treinamentos para aperfeiçoamento são constantes. A secretária executiva da Gestão da Qualidade e Projetos da Segeam, enfermeira Anathuza Veiga, destacou, durante a análise dos dados do setor, a importância do desenvolvimento de campanhas educativas, com o objetivo de sensibilizar gestores e colaboradores, sobre a qualidade e notificação de risco de eventos adversos na atenção à saúde.

“Analisar o ambiente como um todo, identificar os fatores de risco, garantir a segurança do paciente com redução de acidentes e aplicar pesquisas de satisfação, ajudarão a pautar a criação de novos protocolos internos e contribuirão para os ajustes dos já existentes”, salientou.

Os primeiros passos, segundo a coordenadora, já foram dados, com as visitas técnicas que foram essenciais para a aquisição da Certificação por Distinção de Serviços de Enfermagem do IQG (Instituto Qualisa de Gestão) e processo de certificação e acreditação Qmentum – esta última, em andamento na instituição atualmente.

Outro ponto considerado chave no processo de melhoria da prestação dos serviços em saúde, foi levantado pela secretária executiva de Atenção à Saúde, Elorides Brito. Trata-se da geração de indicadores de qualidade, entre eles, os que envolvem o processo de produtividade da Associação, hoje contratada para o fornecimento de plantões de enfermagem em unidades de alta-complexidade do Governo do Amazonas, como os prontos-socorros 28 de Agosto, Dr. João Lúcio Pereira Machado, Platão Araújo e maternidades da SES-AM (Secretaria de Estado da Saúde).