O Serviço de Enfermagem e Gestão em Saúde do Amazonas (Segeam) promoveu, na última segunda-feira, 7, sua 1ª Oficina de Gerenciamento e Liderança na Supervisão, uma iniciativa da Gerência de Enfermagem em parceria com o Núcleo de Educação Permanente da empresa. Cerca de 30 enfermeiros participaram da atividade. Eles são responsáveis por supervisionar o trabalho executado pelas equipes técnicas que atuam em várias unidades públicas estaduais da capital, incluindo a rede de Urgência e Emergência.
A gerente de Enfermagem do Segeam, Alyne Menezes, explica que a oficina propõe a interação e capacitação dos líderes, tornando a humanização a estrutura norteadora das atitudes e habilidades profissionais, conforme preconiza a Política Nacional de Humanização (PNH), preconizada pelo Ministério da Saúde (MS).
O projeto faz parte do processo de melhoria contínua da empresa e inclui o desenvolvimento da liderança das equipes assistenciais compostas pelos supervisores da empresa.
“Esse tipo de ação leva aos hospitais a possibilidade de construção de vínculos entre os profissionais, processo que tem como protagonistas os enfermeiros que assumem o papel de supervisores. Isso reforça o compromisso pela busca da excelência através de condutas, comportamentos e protocolos padronizados, criando uma identidade que nos diferencie pela qualidade da nossa atuação”, destacou.
Participaram da atividade os supervisores de seis maternidades estaduais, um Sistema de Pronto Atendimento (SPA), um hospital infantil e seis pronto-socorros onde o Segeam atua.