A Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) realizou, durante este mês, a ‘Oficina de desenvolvimento e acompanhamento de performance’, voltada para supervisores e gerentes de enfermagem associados à entidade. A atividade ocorreu na sede da instituição, na rua Stênio Neves, Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.
Coordenada pela enfermeira Anathuza Veiga, secretária executiva de Qualidade e Projetos da Segeam, a Oficina contou com diversas atividades de raciocínio clínico, análises de papéis, responsabilidades, atribuições, domínios técnicos, indicadores sensíveis à gerência e cuidados de enfermagem. Além disso, foram inseridos na programação, temas como os planos de ação e auditoria dos processos, feedback individual e aulas sobre ferramentas de ‘deterioração clínica’, característica que precede o agravamento dos quadros de saúde de pacientes internados em unidades hospitalares.
“O evento foi focado em ações estratégicas e inteligentes, com o objetivo de gerar mudanças, trazer resultados positivos, aprendizagens e melhorias nos processos assistenciais”, explica Anathuza Veiga.
Os temas abordados na oficina foram os seguintes:
• 1º etapa: Autoanálise profissional (14/09);
• 2º etapa: Domínios técnicos (15/09);
• 3º etapa: Ferramentas de deterioração clínica (17/09);
• 4º etapa: Indicadores sensíveis à gerência e cuidados de enfermagem/análises (20/09);
• 5º etapa: Planos de ação e auditoria dos processos (22/09);
• 6º etapa: Feedback individual (24/09).