Os Bancos de Leite Humano (BLH) das maternidades Dona Nazira Daou e Balbina Mestrinho, em Manaus, são os primeiros a receber, nesta quinta-feira (14/09), os potes doados na campanha “Doe um pote para levar vida”, realizada pela Associação SEGEAM (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas), em alusão ao “Agosto Dourado”, movimento que visa estimular o aleitamento materno.
Ao todo, a campanha arrecadou, no decorrer do mês de agosto, 2.292 potes de vidro destinados ao armazenamento de leite em BLHs de maternidades da rede estadual de saúde. As maternidades Dona Nazira Daou e Balbina Mestrinho receberam 764 potes de vidro, sendo 382 para cada unidade.
Amanhã, serão entregues mais 1.146 para BLHs das maternidades Ana Braga e Chapot Prevost e no Instituto da Mulher Dona Lindú. Os demais 382 potes serão entregues na Maternidade Alvorada nos próximos dias.
“A doação de potes de vidro é um gesto de amor à vida que contribui com a promoção da saúde e um crescimento saudável de bebês prematuros e recém-nascidos. E nós, da Associação SEGEAM, somos gratos por poder contribuir, através de nossa campanha anual, que arrecada potes para serem destinados aos bancos de leite humano, das maternidades públicas de Manaus”, afirmou a presidente da Segeam, Karina Barros.
A diretora da Maternidade Dona Nazira Daou, Andréa Gonçalves Castro, agradeceu as doações e destacou a importância dos potes para o banco de leite da unidade. “Os frascos têm sua importância para que a gente consiga coletar mais, não só na maternidade, mas também externo (de mães doadoras) que necessitam desses vidros de tampa plástica para coletar o leite em casa mesmo. E esse leite vem para cá, onde armazenamos de forma que fique adequado para o uso em UTIs (neonatais), para os bebês que necessitam”, disse Andréa.
Maria da Penha Macedo Bezerra, enfermeira colaboradora da SEGEAM na Nazira Daou, afirmou que o tamanho dos frascos também incentiva a doação. “Estamos recebendo 382 frascos doados, que tem um tamanho muito bom, que as mães doadoras gostam. Todo o leite que elas tiram é muito benéfico para o recém-nascido”, ressaltou.
Campanha
Esta foi a quarta edição da campanha “Doe um pote para levar vida”, realizada pela Associação SEGEAM, principal prestadora de serviços de enfermagem ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, com atuação em 32 unidades de saúde e cuidados terapêuticos. O número de potes doados superou a edição da campanha do ano passado, que arrecadou 1.988 potes.
“A campanha é uma iniciativa que une solidariedade e amor ao próximo, oferecendo aos pequenos bebês manauaras, a chance de um começo de vida mais forte e promissor. Além disso, reforça nosso compromisso com a saúde e a responsabilidade social”, disse Karina Barros.