A Associação SEGEAM (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) aguarda a homologação da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE). A eleição dos sete membros da comissão atende a legislação nacional vigente e ajuda, no âmbito local, a fortalecer a categoria de profissionais dentro das unidades de saúde no estado.
A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) nº 593/2018 normatizou a criação e funcionamento das comissões nas instituições com serviço de enfermagem, em 2018.
A comissão foi eleita para representar o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (COREN-AM), com o dever de executar ações educativas, consultivas, de conciliação, orientação e vigilância no exercício ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem.
No último mês de outubro, a SEGEAM elegeu sete profissionais de enfermagem para compor a comissão da associação até 2025. A posse e início das atividades aguarda a homologação do COFEN.
Após homologada, serão iniciadas as atividades do grupo, que tem a enfermeira Anne Azuma como presidente.
O que esperar da CEE?
De acordo com a resolução nº 593/2018 as comissões:
1º Conciliar as questões de conflitos interprofissionais que não envolvam terceiros.
2º As CEE devem resguardar o sigilo e discrição nos assuntos vinculados às condutas de caráter ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem.
Para isso, os membros da comissão possuem funções específicas que vão desde a representação do COREN em temas relacionados à divulgação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem até promover e participar de atividades multiprofissionais referentes à ética. Sendo assim, é importante destacar que os membros podem atuar:
identificando as ocorrências éticas e disciplinares na instituição de saúde onde atua;
- recebendo denúncia de profissionais de enfermagem, usuários, clientes e membros da comunidade relativa ao exercício profissional da enfermagem;
- propondo e participando em conjunto com o Enfermeiro RT e Enfermeiro responsável pelo Serviço de Educação Permanente de Enfermagem, ações preventivas e educativas sobre questões éticas e disciplinares;
- divulgando as atribuições da CEE
- Os detalhes da resolução podem ser consultados AQUI
CEE da SEGEAM
Após a posse e homologação, a CEE da SEGEAM possui o compromisso de trabalhar junto aos mais de 900 profissionais de enfermagem que atuam na associação, atendendo as unidades de saúde do Governo do Estado.
A meta é estabelecer um canal de comunicação direto com os profissionais da categoria e trabalhar as funções da instituição.
Para a presidência, a enfermeira Anne Azuma foi eleita com 120 votos. O enfermeiro Bruno Alves Almeida deve ocupar a função de secretário. As enfermeiras Antônia Dayany e Adelia Garcia são membros da comissão.
As enfermeiras Fernanda Rodrigues, Elizangela Alves, Rosangela Maria Morais de Oliveira, foram eleitas suplentes.