NOTÍCIAS

Atividade aborda os aspectos da ventilação mecânica com atualização para enfermeiros de Urgência e Emergência

O Segeam deu início, esta semana, à primeira ‘Oficina de Ventilação Mecânica’, atividade que tem como público-alvo, enfermeiros que atuam nos serviços de Urgência e Emergência dos Hospitais e Pronto-Socorros João Lúcio e 28 de Agosto, nas zonas Leste e Centro-Sul de Manaus, respectivamente.

O Serviço de Enfermagem e Gestão em Saúde do Amazonas (Segeam) deu início, esta semana, à primeira ‘Oficina de Ventilação Mecânica’, atividade que tem como público-alvo, enfermeiros que atuam nos serviços de Urgência e Emergência dos Hospitais e Pronto-Socorros João Lúcio e 28 de Agosto, nas zonas Leste e Centro-Sul de Manaus, respectivamente. O objetivo, segundo a coordenadora do Serviço de Educação Permanente da empresa, Adriana Macedo, é a atualização de protocolos que previnam complicações e acidentes envolvendo pacientes, em especial, as pneumonias em pacientes que dependem desse tipo de suporte.

A ventilação mecânica é acompanhada por equipe interdisciplinar, que envolve médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos. Trata-se de suporte ventilatório, via aparelho, indicado a pacientes sem condições de respirarem espontaneamente, por conta de alguma patologia, anestesias ou até anomalias congênitas.

Adriana Macedo explica que cabe à equipe de enfermagem, acompanhar os pacientes em ventilação mecânica, com vigilância constante, controle de sinais vitais, monitorização de trocas gasosas, padrão respiratório, entre outros.

A metodologia utilizada no curso inclui uma aula expositiva, seguida de prática no manuseio do aparelho de ventilação e atividade voltada ao conhecimento dos participantes, com perguntas e respostas e a participação direta dos profissionais de saúde, o que denomina-se metodologia ativa.

“É importante que os enfermeiros estejam familiarizados com a anatomia das estruturas envolvidas, de modo a detectar precocemente, as alterações relacionadas à condição, além de possíveis lesões labiais, dentárias e na mucosa da boca”, alertou.

A oficina deve ocorrer novamente no dia 25, tendo como foco o mesmo público. A expectativa é que a atualização seja estendida, em novembro, para outras unidades que acolhem pacientes com o mesmo perfil.

A iniciativa faz parte do cronograma do Serviço de Educação Permanente da empresa Segeam, cujo propósito é manter a atualização de seus profissionais, de forma contínua, assegurando maior segurança aos pacientes atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS).