NOTÍCIAS

Segeam e SES realizam ações educativas para pacientes do ‘Programa Pé Diabético’

A Segeam, e as Policlínicas da SES (Secretaria de Estado da Saúde) que desenvolvem o Programa Pé Diabético, realizaram, no dia 25 e 26 deste mês, ações educativas e de conscientização à prevenção e controle da Diabetes Mellitus

A Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) e as Policlínicas da SES (Secretaria de Estado da Saúde) que desenvolvem o Programa Pé Diabético, realizaram, no dia 25 e 26 deste mês, ações educativas e de conscientização à prevenção e controle da Diabetes Mellitus, para pacientes portadores da alteração.

A programação contou com palestra educativa sobre o autocuidado da pessoa com diabetes, cuidados que devem ter com os pés, aferição de glicemia capilar e pressão arterial, distribuição de brindes, amostras de equipamentos que contribuem para a saúde do diabético e distribuição de lanches saudáveis.

O evento foi realizado em dois períodos. Pela manhã, nas Policlínicas Codajás, Zeno Lanzini, Danilo Corrêa e José Lins, com orientações aos pacientes por profissionais do Ambulatório de Feridas. Pela tarde, o evento foi realizado no auditório da Policlínica Codajás, em parceria com a unidade, e contou com palestra educativa de médico especialista sobre cuidados para o controle do diabetes.

De acordo com a supervisora do Programa Pé Diabético, enfermeira estomaterapeuta, Hanna Carvalho, durante a ação, houve participação importante dos pacientes. “Foi muito enriquecedor poder presenciar os pacientes e familiares engajados na ação. Novembro é um mês muito importante para eles, e a Segeam vem trabalhando com muita dedicação com a equipe multiprofissional, para promover qualidade de vida, por meio dos atendimentos do Programa Pé Diabético” disse Hanna.

O presidente da Liga Amazonense de Educação em Diabetes e estagiário do programa, Daniel Gomes, foi convidado para participar como palestrante e falou sobre os ‘sete comportamentos do autocuidado da pessoa com diabetes’.

“Os sete comportamentos do autocuidado são definidos pela Associação Americana de Educação em Diabetes, que visa orientar os pacientes sobre as sete formas existentes para conviver com a doença, visto que se trata de uma doença crônica (sem cura)” enfatizou Daniel.

Os comportamentos sugeridos são os seguintes:

  • Comer saudavelmente
  • Praticar atividade física
  • Vigiar as taxas
  • Tomar os medicamentos
  • Resolver problemas
  • Adaptar-se saudavelmente
  • Reduzir os riscos